Composição

Em landscape, é muito importante inserir algum objeto no primeiro plano, para causar impacto e interesse. Normalmente você vai estar fotografando com uma grande angular e diafragma fechado, para manter o máximo da cena em foco. Se usar f16 ou f22, você vai ter de 1m até o infinito em foco. 

Nosso cérebro vê a foto dividida em três partes: Primeiro plano, que deve ter algo que prenda o interesse, como uma pedra; um galho retorcido, etc. O sugundo plano, normalmente mostra o objeto da cena, seja o mar; um vale, etc e o background, que normalmente mostra o céu maravilhoso.

Aquela foto tradicional que todo principiante ao ver um lindo por do sol faz: corre; aponta para o céu e clica. Ele acaba com uma foto sem interesse, por mais bonito que seja esse cenário, porque essa imagem tem apenas o background. Faltam os outros dois elementos e isso é que faz a diferença entre um profissional e um amador!

Procuro quase sempre respeitar a regra dos terços. Isso porque, por algum motivo, nosso cérebro decidiu que a proporção 1:3 é mais elegante. Só por isso! Entretanto, como toda regra, ela deve ser quebrada de vez em quando.

Procuro seguir a regra dos terços tanto no plano vertical, quanto no horizontal.

 

Mas mais importante ainda, é que para se ter uma foto diferenciada das milhares que são postadas diariamente, é necessário ter ATMOSFERA!!!

Foto sem atmosfera não tem graça. Tem que ter um charme que a diferencie das demais. Um algo a mais.

E para isso, temos que usar o que a natureza nos dá: Água; nuvens; fumaça; neblina... etc.

 

Vou postar brevemente um tópico sobre ATMOSFERA na fotografia.

 

Deixe sua mensagem: